QUEM SOMOS

APRENDER A PEDALAR

O projeto Tia Bina tem como missão facilitar o uso da bicicleta para deslocações quotidianas e de lazer através da capacitação para a sua utilização na cidade, tornando este meio de transporte uma opção atrativa para a generalidade da população. A visão do programa é ter: mais ciclistas, a pedalar com maior frequência e com mais confiança. O projeto visa também disponibilizar bicicletas de baixo custo ou gratuitamente através de doações e do envolvimento dos participantes na reparação mecânica dos veículos, autonomizando-os no seu uso futuro.

O projeto Tia Bina é um programa desenvolvido pela CICLODA, em parceria com a Junta de Freguesia de Arroios que iniciou a sua atividade em 2019 e conta com o apoio do Programa Nacional do Desporto para Todos (PNDpT), do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).


O programa está dividido em duas áreas de intervenção que procuram dar resposta a diferentes necessidades identificadas, facilitando assim a progressão na aprendizagem e motivando os participantes para uma utilização cada vez mais frequente da bicicleta.

1 - Aulas de Condução de Bicicleta

Dirigido a toda a população que não sabe andar de bicicleta ou que, sabendo, não se sente preparada para fazer um uso regular deste veículo nas deslocações quotidianas casa-trabalho, casa-escola ou para acesso a comércio, serviços e atividades de lazer. Através de aulas práticas e outras atividades complementares, pretende-se dotar os participantes com conhecimentos teóricos e práticos para uma utilização informada da bicicleta que seja capaz de proporcionar ao ciclista uma experiência positiva e agradável.

2 - Atividades com a Comunidade

Estimular e facilitar a transição para o uso da bicicleta após a aprendizagem, promovendo mudanças de comportamentos. Garantir que os conhecimentos adquiridos com as aulas de condução são aplicados de modo a maturar e consolidar as novas competências e evitar desistências a meio do processo de aprendizagem. Passeios, jogos e oficinas de mecânica fazem parte do leque de atividades desenvolvidas.